ALTO ALEGRE-MA: Hospital Geral em Parceria com a (SES) realiza Campanha de Conscientização sobre o câncer de Próstata

0

Uma série de ações de prevenção ao câncer de próstata e testículo realizado pelo Governo do Estado durante o mês de novembro. As atividades integram a Campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente os homens para os cuidados com a saúde. Promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), as ações têm foco na prevenção e no combate ao câncer e acontecerão em unidades de saúde da capital e do interior do estado. Durante a manhã do último dia 14, no hospital geral de Alto Alegre do Maranhão, foram realizadas várias consultas e exames laboratorias, além de uma grandiosa palestra frisando a importância da prevenção do câncer da próstata. O Alertar para os cuidados com a saúde do homem, incluindo a prevenção, o combate ao câncer de próstata, de pênis e doenças crônicas não transmissíveis é a proposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante a realização da campanha Novembro Azul que, neste ano, aborda o tema Menos preconceito, Mais Saúde.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que o câncer de próstata é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O INCA ainda estima que, em 2016, mais de 61 mil casos serão diagnosticados ao longo do ano. Com relação aos números de mortes causados por câncer, o de próstata está na segunda posição a primeira é ocupada pelo câncer de pulmão.

“Assim como o “Outubro Rosa”, mês de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, em novembro, acontece o “Novembro Azul”. Quanto mais cedo procurarmos fazer os exames de rotina, maior as chances de prevenir essas doenças. O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, apresenta uma alta taxa de cura e um tratamento com menos sequelas, por isso a necessidade de conscientização, o hospital geral de Alto Alegre do Maranhão tem focado em campanha contra as doenças crônicas, além disso, o hospital geral é refência em maternidade atendendo várias cidades do nosso estado. Frisou Cassia Noleto, diretora administrativa da unidade. 

Atenção homens, fiquem atendos á essas informações:

O que é Câncer de Próstata

O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele.

A próstata é uma glândula pertencente ao aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra. Como todo órgão possui várias células em seu composto, com a próstata não seria diferente. Porém, mesmo diante disso, a maioria dos casos de câncer de próstata tem início nas glândulas responsáveis por produzirem parte do líquido seminal (sêmen), que protege e nutre os espermatozóides.

Na maioria das vezes, o tumor cresce de forma lenta e estima-se que, cerca de 80% dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. Por outro lado, em outros casos, o câncer se desenvolve e se prolifera de maneira muito rápida.

Sintomas do Câncer de Próstata

Em grande parte dos casos, no estágio inicial do câncer de próstata, não são apresentados sintomas, tanto é que grande parte dos homens descobrem que possuem o tumor após a bateria de exames de rotina.

Quando os sintomas são existentes, o paciente costuma ter, normalmente, apenas um ou um conjunto dos listados abaixo:

  • Micção mais frequente;
  • Levantar mais vezes à noite para urinar;
  • Dificuldade em começar a urinar;
  • Dificuldade em continuar a urinar uma vez que começou;
  • Sangue na urina;
  • Micção dolorosa;
  • Ejaculação dolorosa (menos comum);
  • Atingir ou manter uma ereção (menos comum).

Tratamento do Câncer de Próstata

Cada caso de câncer de próstata deve ser tratado de forma individual, pois cada pessoa possui um organismos diferente da outra e, portanto, cada caso é diferente do outro.

Para começar, é importante saber qual é a classificação do câncer dentro do Escore de Gleason pontuação dada a um câncer de próstata de acordo com a sua aparência microscópica. Quanto mais baixo é o escore, melhor será o prognóstico do paciente:

  • Escore entre 2 e 4: significa que há cerca de 25% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.
  • Escore entre 5 e 7: significa que há cerca de 50% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.
  • Escore entre 8 e 10: significa que há cerca de 75% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *