Maranhão recebe pesquisadores para implementação do Programa do Leite

0

 

Comitiva irá a Codó visitar experiência de sucesso no estado

Para conhecer a dinâmica de captação e distribuição de leite, o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Governo do Estado, está realizando diagnostico colaborativo no período de 25 a 28 de setembro no Maranhão, para melhorarias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite a nível nacional.

A comitiva esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) nesta terça-feira (25), para conhecer como se dá a dinâmica de distribuição do leite, uma vez que o órgão é responsável pela coordenação do programa nos municípios maranhenses.

A programação iniciou com a apresentação da proposta de avaliação e aprimoramento do PAA aos gestores e equipe local de implementação do programa; entrevista com representantes da Sedes; apresentação da lista de checagem da estrutura física e de pessoal disponível para gestão do programa; visita à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

*A visita continuará com o deslocamento, a partir da quarta-feira (26), ao polo do município de Codó*, onde ocorrerá reunião com distribuidores e beneficiários do leite; visita à propriedade de agricultores familiares; e finalizando reunião com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

VISITA

O processo de avaliação nacional envolve o Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco. No último dia de estadia (28), os consultores farão a avaliação dos dias de pesquisa realizados no Estado.

A proposta é que o projeto resulte na produção de um livro e que o SIGPAA esteja disponível para as entidades até abril de 2019, sendo que a apresentação primária do sistema está prevista para outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *