17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

0

No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.

→ O que são vacinas?

As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina (imunização ativa).

Ao produzir anticorpos, nosso corpo também produz células de memória que guardam a informação sobre o organismos patogênico. Quando somos infectados novamente por esse agente, nosso corpo produz células de defesa rapidamente, impedindo-nos de ficar doentes.

Como a vacina atua como um agente preventivo, ela não cura doenças, devendo ser aplicada antes da contaminação. Após a contaminação, o agente imunizador que deve ser usado é o soro, que é formado por anticorpos previamente produzidos em um outro ser vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *