ALTO ALEGRE DO-MA: Prefeitura realiza caminhada do “Outubro Rosa”

0

 

Centenas de pessoas caminharam pelas ruas e avenidas de Alto Alegre do Maranhão, na tarde desta quarta-feira( 24) para conscientizar a população da importância do exame preventivo do câncer de mama e de colo do útero.

A Caminhada “Pelo Toque de Amor” em comemoração ao Outubro Rosa,  contou com presença da primeira dama da cidade, Betânia Mota e da vice-prefeita Paula Noleto, secretários e demais autoridades do município que se juntam em prol desta ação. 

Em Alto Alegre do Maranhão o “Outubro Rosa” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação. 

A Caminhada teve início com a concentração às 17hs em frente o terminal rodoviário da cidade, e percorreram ruas e avenidas até a Praça Lindalva Marão, onde foi finalizada com muita animação ao som de Zumba.

Durante o mês de outubro a secretaria de saúde está mobilizada para atender a população Altoalegrense realizando exames preventivos. Para participar basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para vencer a doença, para o câncer de mama 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura.

O prefeito Maninho ( PDT) destaca a realização do evento “como um caminho importante no sentido de incentivar as mulheres residentes na cidade com relação à prevenção contra a doença”. Ele citou uma informação do INCA (Instituto Nacional do Câncer), segundo a qual é possível que 59.700 novos casos da doença sejam diagnosticados este ano no Brasil, “o que reforça a necessidade das campanhas educativas visando conscientizar a população quanto aos cuidados indicados para evitar o câncer de mama”.

Já à secretaria Municipal de Saúde Iolete Arruda que também participou da caminhada destacou a importância do envolvimento da população com a prevenção. “É muito bom participar e ver de perto um movimento como este. Parabéns a todos que tiraram um momento para se envolver nesta causa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *