ALTO ALEGRE-MA: famílias garantem renda com venda de pimenta, azeite e frutas as margens da BR-316

0

O brasileiro por natureza em sua maioria nasceu batalhador, mas acima de tudo muito criativo, e busca no dia a dia formas de sobreviver através de iniciativas empreendedoras simples e sociais.

No povoado Matinha (Alto Alegre do Maranhão/BR-316) famílias buscam o sustento e uma renda extra através da venda de um dos produtos mais populares do nordeste, a pimenta, e o famoso azeite de coco maranhense.

A senhora Maria Ivanilde, que trabalha há 10 anos com a venda de pimenta em conserva conta que trabalhava com a venda de perfumes, mas devido à grande inadimplência dos clientes passou a vender pimenta, azeite, mel e frutas com ata e garante que a renda aumentou. A ideia de dona Maria se multiplicou por toda a extensão do povoado localizado as margens da BR-316, uma das mais movimentadas do Maranhão.

A pimenta em conserva é produzida artesanalmente, apenas o fruto é comprado em cidades como Teresina-PI, assim como azeite de coco. O preço varia de barraca para barraca, mas todos têm incomum a qualidade nos produtos oferecidos. Boa parte é vendida para caminhoneiros que trafegam pela BR-316 e também para restaurantes da cidade.

 Fonte:  F.Santos e imagens Leldenilson silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *