Em Bacabal, lixo e entulho se acumulam pelas ruas da cidade

0

Um dos principais problemas das cidades brasileiras está relacionado ao descarte de entulho e lixo.

Em Bacabal o entulho e lixo têm se acumulado em várias ruas da cidade, proporcionando o desencadeamento de inúmeros impactos ambientais.

(madeira, podas, embalagens, latas de tinta, animais mortos, dentre outros) sobre as calçadas das ruas da cidade. Em alguns pontos, o acúmulo de entulho na rua já tem mais de meses, servindo de abrigo para vetores de doenças, tais como mosquitos e ratos.

Acumulo de entulhos nestas áreas ainda propicia que outras pessoas também descarte resíduos domiciliares, poluindo ainda mais o ambiente.

Além dos problemas que podem surgir com a proliferação de vetores de doenças desses entulhos, o lixo acumulado gera outros tipos de impactos. Os primeiros estão relacionados ao impacto visual e a interferência na mobilidade dos pedestres que transitam pelas calçadas. Posteriormente, estes resíduos podem contaminar cursos d’água, o solo e ser queimado (poluindo o ar), ocasionando uma série de impactos ambientais associados a estes fatores.

Cabe aos órgãos responsáveis pelafiscalização municipal intensificar as ações de fiscalização e autuar os infratores na Lei de Crimes Ambientais e demais dispositivos legais. Quem polui ou ocasiona a degradação do meio ambiente interfere no direito do próximo em ter um ambiente saudável eecologicamente equilibrado e deve ser responsabilizado por isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *