HONRA E TRABALHO: Prefeitura de Pedreiras por meio da SEMMA e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim lançam programa de Águas

0

O dia 11 de novembro é celebrado em Pedreiras como o Dia do Rio Mearim. Neste ano, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim realizou na última sexta-feira (09/11), na sede da Colônia de Pescadores, a implantação do Programa Produtor de Águas – Recuperação de Nascentes, da Agência Nacional de Águas (ANA), em reunião dos 16 municípios da região.

O presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mearim, José Filho, falou da iniciativa. “O programa da ANA está colocando para que todos os municípios da Bacia do Mearim implantem, e assim possamos revitalizar as nascentes que estão degradadas, e que possam funcionar novamente de forma a aumentar o volume de água do rio. O processo é simples, bastando que o proprietário da área cerque sua propriedade, não deixando que os animais bebam nas áreas de nascentes, e assim, naturalmente elas se recuperarão, e à medida que isso for ocorrendo o próprio programa dará um incentivo financeiro para o produtor”, explicou.

“No 20º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, toda a delegação maranhense participou de oficinas promovidas pela ANA, que na oportunidade lançou este projeto, mas aproveito para ressaltar que o município de Pedreiras, mesmo antes desse programa, já havia iniciado este processo de mapeamento das nossas nascentes, e assim, se encaixando nos propósitos de todos. Hoje, com a anuência do nosso prefeito Antônio França, realizamos este encontro com outros municípios da nossa região para trocar experiência e lutarmos juntos por esta causa”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis.

A bacia hidrográfica do rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado – aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados – em 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes – o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rio Mearim, com 930 quilômetros de extensão, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes – em altitude entre 400 e 500 metros aproximadamente – e deságua na baía de São Marcos, entre a capital São Luís e o município de Alcântara. Na foz do Mearim encontra-se a maior área contínua de mangues do país – uma área de aproximadamente 30 mil hectares, conhecida como ilha dos Caranguejos

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *