Prefeitura de Pedreiras supera meta do Ministério da Saúde na vacinação de cães e gatos

0

Pedreiras concluiu com êxito a realização da campanha de vacinação antirrábica superando as metas mínimas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura de Pedreiras por meio da Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou um trabalho eficaz na sede e na zona rural do município no período de 05 de julho a 18 de outubro, chegando aos índices finais de 92,52% de cães; e de 113,8% de gatos vacinados.

João Andreza, coordenador de Combate a Endemias, destaca.  ”O município de Pedreiras foi o primeiro dentre os que compõe a Regional de Saúde a concluir a campanha. Com o total apoio do prefeito Antônio França nós fizemos um trabalho diferenciado. A estratégia da busca ativa realizando visitas de casa em casa foi eficiente e contribuiu para o sucesso da campanha, alcançamos uma cobertura vacinal de 92,52% em cães superando a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde de 85%” ressaltou.

Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. Elza David, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destaca que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção da doença.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Caso tenha sido atacado por algum animal, o paciente precisa limpar o ferimento com água corrente e sabão e precisa procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *